quarta-feira, 20 de junho de 2018

Aula 9º ano - Era Vargas

Olá Pessoal,

Hoje na nossa aula que será na Sala de Tecnologia, vamos analisar as imagens abaixo e postar a resposta das questões no campo "Nenhum Comentário" OK?

As obras a seguir foram produzidas pela artista plástica modernista Tarsila do Amaral (1886-1973), um dos nomes mais importantes da pintura brasileira. Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil do começo dos anos 1930. Observe as obras e responda às questões

Resultado de imagem para segunda classe
Obra Segunda Classe, produzida em 1933


Obra Operários, produzida em 1933.


1) Quais são os temas dessas obras?

2) Como as personagens foram representadas?

3) Que cores foram usadas nas obras?

4) Que relações podemos estabelecer entre as duas obras?

5) Que posicionamento a pintora Tarsila do Amaral parece assumir diante dos temas representados?

35 comentários:

  1. nome:Ana Carolina E laura n° 4,19 Série:9°G
    1- Obra segunda classe e obra Operários
    2-Pessoas com rostos cansados e tristes
    3-todas elas
    4-Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil do começo dos anos 1930.
    5-Sobre a vida das pessoas naquela época

    ResponderExcluir
  2. nomes:Amanda,Jhenifer Nº:3,7
    1.Na primeira imagem fala sobre os migrantes, e na segunda são os trabalhadores operários.
    2.Pessoas com rostos cansados e tristes.
    3.Cor de pele e marrom para representar as pessoas.
    4.São relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil do começo dos anos 1930.
    5.Vidas das pessoas naquela época.

    ResponderExcluir
  3. nome:Jonatas Mendes De Campos e Daniel Silva Do Nascimento
    9°G N:37,07


    1-Obras da segunda classe e obras operários
    2-Foram representados como operários
    3-Azul, marrom,vermelho,cinza
    4-Eram pessoas que trabalhavam em fabricas e tinham uma vida difícil
    5-Sobre a vida das pessoas da epócas

    ResponderExcluir
  4. Nome:Luciano Ribeiro 9°G N°24
    1-Obras segunda classe e obras dos operarios
    2-sociopoliticas
    3-azul,marrom,vermelho e cinza
    4-pobreza
    5-sobre a vida das pessoas de baixa classe

    ResponderExcluir
  5. nome:Yasmin Coppes,Rayanne Duranes 9ano g
    1-obra segunda classe e obra os operários 2-pessoas com os rostos cansados e uma família pobre todos descalços 3-marrom,preto,cor de pele e branco 4-eram pessoas que trabalhavam em fabricas e tinha uma vida difícil 5-pessoas humildes e pobres

    ResponderExcluir
  6. Giselli Watanabe N°14 9°G


    1-Obra Segunda Classe e Obra Operários

    2-como pessoas de segunda classe

    3-cores escuras

    4-Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil do começo dos anos 1930.

    ResponderExcluir
  7. Nome=Lincieli e Thalya 9ano G
    1-Obra segunda classe e obra os operários.
    2-Pessoas com o rostos cansados e uma família pobre todos descalços.
    3-Marrom,preto,cor de pele e branco.
    4-Eram pessoas que trabalhavam em fabricas e tinha uma vida difícil.
    5-Pesoas humildes e pobres .

    ResponderExcluir
  8. Gabriene manoela alves de araujo

    1)Representa a classe mais pobre e a classe operaria e imigrantes

    2)Os trabalhadores os imigrantes e a classe mais baixa

    3)Preto,rosa,amarela,cinza,marrom,vermelha

    4)Que as duas imagens falam sobre classe baixa as dos politicos que as classes tinham salario mais baixos aos deles

    5)De ter direito de criticar e de dar a opinião dela e de expor para a sociedade as dificuldades que essas classes passam

    ResponderExcluir
  9. Nome: Erick Eduardo De Almeida,Lucas Eduardo Bardela De Souza 9G

    1) pessoas partindo ou chegando de viajem como imigrantes operários chegando ou saindo do trabalho na industria

    2) pessoas que estão com dificuldade financeira pessoas pobres que estão atras de melhora sua vida fugindo da pobreza

    3) primeira imagem: e predominante cores como marrom cores mais escuras.
    segunda imagem: predomina cores escuras e tons de cinza

    4) pessoas pobres e humildes atras de uma vida melhor
    5)chamar atenção para as questões da pobreza e da umildade e preucupasão

    ResponderExcluir
  10. Lays De Andrade Machado 9ºG
    1)A classe dos mais pobres a classe operaria e de imigrantes
    2)Os trabalhados os imigrantes e classe mais baixa
    3)Azul,amarela,rosa,cinza,preto,marrom,vermelho.
    4)Que as duas imagens falam sobre classes baixas as dos politicos que essas classes tinham salarios mais baixos ãos deles.
    5)De ter o direito de criticar e de dar a opinião e de expor para a sociedade as dificuldades que essas classes passam.

    ResponderExcluir
  11. Sammily Rodrigues Halves

    1)Representa a classe mais pobre e a classe operaria e imigrantes

    2)Os trabalhadores os imigrantes e a classe mais baixa

    3)Preto,rosa,amarela,cinza,marrom,vermelha

    4)Que as duas imagens falam sobre classe baixa as dos politicos que as classes tinham salario mais baixos aos deles

    5)De ter direito de criticar e de dar a opinião dela e de expor para a sociedade as dificuldades que essas classes passam

    ResponderExcluir
  12. Matheus oliveira 9-G
    1- 1 obra representa umas pessoa de classe baixa e a 2 obra representa os trabalhadores de uma industria
    2-1 obra umas pessoas podre mal vestidas e na 2 representa os trabalhadores
    3-1 obra amarelo,preto,branco 2 obra azul
    4- que as duas imagens falam sobre classes baixas
    5-de ter o direito de criticar e de dar a sua opinião e de expor pra a sociedade a dificuldades que essas classes passam

    ResponderExcluir
  13. Nome:Victor P. Gonçalves Série: 9°G 20/06/2018
    Aula de informática...

    1)R=Os temas dessas obras representam a classe baixa das pessoas daquela época no Brasil , pessoas vindo de várias partes para trabalhar e também fugindo de conflitos que aconteciam na época.
    2)R=Foram representados sem calçados , com roupas mais pequenas do que seu tamanho natural , os seus rostos mais pálidos e que essas pessoas estivessem viajando desse modo.Já na outra imagem mostra a insatisfação de operários de uma fábrica por algum motivo.
    3)R=As cores usadas nas foram cores mais escuras e tons de sombra como se as pessoas fossem sujas e também a palidez encontrada nas caras das pessoas demonstra que as mesmas passam fome e na outra imagem são as pessoas de vários lugares do mundo temos asiáticos e também afro-descendentes.
    4)R=São da mesma pessoa e retratam a mesma coisa.
    5)R=Tarsila do Amaral tentou retratar a vida das pessoas naquela época.

    ResponderExcluir
  14. nome:isabelly da silva soares 9ºG

    1.obra segunda classe,produzida em 1933:pessoas em uma rodoviaria,parece ser migrante Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil do começo dos anos 1930. es...

    obra operarios,produzida em 1933:trabalhadores de uma fabrica...

    2.ambas são representada no momento sociopoltíico vivida no brasil no começo dos anos de 1930 e também pessoas pobres que na na própria obra apresenta pessoas viajando descalço ente outros.

    3.As cores azul,preta,rosa,branco ente outros tons.

    4.Podemos estabelecer que a pobreza está nas duas obras,pela forma de se vestirem e entre outros.

    5.Ela parece assumir dificuldades e vida difícil.

    ResponderExcluir
  15. Geovane 9ºG
    1) Quais são os temas dessas obras?
    Primeira obra: Pessoas chegando de algum lugar, migrantes.
    Segunda obra:Trabalhadores.

    2) Como as personagens foram representadas?
    Primeira obra: Pessoas chegando ou saindo de algum lugar, e pessoas humildes e simples.
    Segunda obra: Pessoas que estão em um ambiente de trabalho

    3) Que cores foram usadas nas obras?
    Marrom,preto,azul,vermelho.

    4) Que relações podemos estabelecer entre as duas obras?
    Pessoas que podem estar procurando trabalho, e pessoas que já estão trabalhando.

    5) Que posicionamento a pintora Tarsila do Amaral parece assumir diante dos temas representados?
    Um retrato dos trabalhadores.

    ResponderExcluir
  16. Gislaine 9ºG
    1) Quais são os temas dessas obras
    migrantes

    2) Como as personagens foram representadas?
    como pessoas simples e roupas simples
    3) Que cores foram usadas nas obras
    azul branco marrou cinza

    ResponderExcluir
  17. nome :cristian p. hofmeister sere :9G

    1:obra 1 pessas imigando aprocura de uma vida mehor
    obra 2:pessos soindo do orario de trabanho
    2:como pessoas pobres
    3:obra 1 maron;cimsa e preto
    4:o ano de cria cao e a outora
    5:ela tentol demonstrar a dificuldade entre as pessoas desa classe sosial

    ResponderExcluir
  18. nome:paulo e wesley
    ano:9G
    1.imigrantes e operarios
    2.pessoas humildes
    3.cores predominantes
    4.eles não estão satisfeito com a vida e o trabalho
    5.ela quis dizer que nesse tempo era muito sofrido

    ResponderExcluir
  19. nome Matheus e Kawan 9F
    1-as diferenças de classe social
    2-como pessoas cansadas e de quem passa fome e na outra pessoas bem sucedidas
    3-brancos,negro,amarelos e pardos
    4-que uma era antiga e a outra atual na sociedade que nós vivemos nos dias de hoje.
    5-um posicionamento de critica antre as classes sociais.

    ResponderExcluir
  20. rones pereira 9 ano f 1.o temas e falar sobre a população quando era pobre 2.foram representados como famílias pobres 3.foram usadas cores de todos os tipos 4.as duas faram sobre familiares 5.falar sobre a população pobre

    ResponderExcluir
  21. nome: Giovanna Santos série: 9ºF

    1- Os operários e a segunda classe
    2-Pessoas diversas, de baixa classe e estão infelizes
    3-cores sem vida,como o amarelo e marrom
    4-A Falta de direitos e o excluimento na sociedade por serem de classe social baixa
    5-Crítica a desigualdade dos direitos humanos

    ResponderExcluir
  22. nome: jhennipher de lima série: 9ºf

    1-os Operários e a segunda classe
    2-como pessoas tristes
    3-cores sem vida, como o amarelo e marrom
    4-Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico
    5-criíticas a desigualdade dos diretos humanos

    ResponderExcluir
  23. Nome:Gabriel Paredes Série:9°E
    1)Os operários e a segunda classe
    2)Como pessoas tristes
    3)Cores cem vidas,como o amarelo e marrom
    4)Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico
    5)Críticas ao direitos humanos

    ResponderExcluir
  24. pedro sales série:9f
    1=sobre imigrantes a primeira e a segunda dos operarios
    2=pelo sofrimento
    3=branca,laranjas amareladas,negras,brancas amareladas
    4=o sofrimento que se mostra nas duas
    5=que nas duas ocasioes acontece sofrimento e devia parar
    3=

    ResponderExcluir
  25. carlos eduardo correa rodrigues 9 ano
    1)pessoas pobres e com fome
    2]com as roupas rasgadas todos sujos
    3]amarelo,azul,vermelho,roza,preto
    4]quases iguais com as cores as roupas
    5]que tem muitas pessoas muitos pobres que nao tem aonde ir

    ResponderExcluir
  26. Nome:Ana e Carla Ano:9f
    1)Momento sociopolítico vivido no Brasil.
    2) A obra segunda classe foi como pessoas cansadas ou com cara de quem passa fome e necessidade, e na obra Operários,seria mais como pessoas com um trabalho melhor e que tem mais dinheiro.
    3)Cores de peles do tom amarelado,azul,branco e algumas nuances de preto.
    4)Eles comparam a vida de uma pessoa que tem menos dinheiro e uma pessoa que tem mais.
    5)Ele faz uma reflexão da vida das pessoas na crise.

    ResponderExcluir
  27. nome:kauan vieira serie:9ºF
    1) a primeira mostra uma família de imigrantes
    e a outra mostra um monte de Operários.

    2)a primeira imagem mostra uma família triste e que acabou chegar em um lugar novo. a outra mostra um monte de Operários fazendo protesto

    3)branca,laranja amarelado,negras e branco amarelado

    4)que uma família ta triste e a segunda são mais pra protesto

    5)que hoje em dia muitas famílias estão assim algumas triste outras em protesto

    ResponderExcluir
  28. Nome:Alyson,Rayssa,9 ano F
    1-Momento sociopolítico vivido no Brasil
    2-Eles estão tristes e passando por uma fase Sociopolitíca
    3-Azul,marrom,laranja,vermelho,preto etc
    4-Que as duas obras apresentam estar tristes,decepcionadas e aparentam ser familias humildes
    5-Ela está fazendo uma critica sobre a pobreza daquela época

    ResponderExcluir
  29. nome: Brenda serie: 9º F
    1-família de migrantes,trabalhadores de alta classe
    2-pessoas de diversas e de baixa classe
    3- marrom,amarelo
    4-a diferença de classes
    5-a desigualdade de direitos

    ResponderExcluir
  30. NOME:Gloria Regina 9-f n-18

    RESPOSTA

    1)AS DIFERENÇAS DAS CLASSES SOCIAIS E ECONÔMICA
    2)NA PRIMEIRA OBRA AS PERSONAGENS ESTÃO MAIS PARA BAIXO COMO SE ALGO FALTANDO E A SEGUNDA ELAS ESTÃO EM MINORIA ENTRE OS HOMENS
    3)CORES FOTES COMO VERMELHO, MARROM, ETC
    4)A DIFERENÇA SOCIAL
    5)ELE FEZ UMA CRITICA EM RELAÇÃO A CLASSE DELES E AS DIFERENÇAS DA VIDA ECONÕMICA

    ResponderExcluir
  31. Nome:Esthefany Caroline Flores Serie:9ºF
    1) A PRIMEIRA MOSTRA UMA FAMILIA DE IMIGRANTES E A OUTRA IMAGEM MOSTRA PESSOAS OPERARIAS
    2)ELAS FORAM REPRESENTADAS EM FAMILIAS
    3) A PRIMEIRA MOSTRA CORES MAIS MORTAS E A SEGUNDA MOSTRA CORES MAIS VIVAS
    4)QUE UMA A FAMILIA TA TRISTE E A SEGUNDA SAO MAIS PRA PROTESTO
    5)QUE HOJE EM DIA MUITAS FAMILIAS ESTAO ASSIM ALGUMAS TRISTE OUTRAS MAIS PRA PROTESTO SENDO QUE UMA DEVIA AJUDAR A OUTRA.

    ResponderExcluir
  32. nome kamily 9/ f
    1-classe social e a economia.
    2-elas foram representadas como minoria no meio dos homens.
    3-a primeira pintura tem cores mortas como o marrom e o amarelo a segunda tem cores vivas
    4-Ambas são representações relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil.
    5- ela fez uma critica sobre a classe social delas.

    ResponderExcluir
  33. ERIK HENRIQUE-LUIZ 9-F
    1,FALA SOBRE A CLASE SOCIAL
    2.CITUAÇAO SOCIAL
    3.MARROM LARANJA
    4,POBRES E RICOS
    5,OS NEGROS JUNTOS DOS BRANCOS

    ResponderExcluir
  34. nome: Beatriz Alves, SÂMYA vitória série:9F 1:relacionadas ao momento sociopolítico vivido no Brasil 2:com caras tristes 3:cores secundarias como o laranja,marrom e um amarelado 4:temos familias de migrantes e pessoas diferentes com etnias 5:julgar criticar o que acontecia naquela época com familias e migrantes

    ResponderExcluir
  35. aluno:Henrique e Maiko N:19 e 26 S:9.F
    1. R:pobreza
    2. R:foram representados tristes
    3. R:branco,preto,amarela,marrom e laranja
    4. R:pobreza
    5. R:nao a diferença

    ResponderExcluir