Boa Tarde Pessoal, espero que todos estejam bem!😌
Hoje nossa aula de Eletiva será sobre imigrantes no nosso estado. Bora entender o contexto?
Em 1914, ocorreu a inauguração da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, ligando São Paulo a Corumbá. A ferrovia tornou as viagens e o transporte de mercadorias mais rápidos. Mesmo assim, para dar continuidade aos destinos localizados ao norte do estado, deveriam ser utilizadas as rotas fluviais, pois a ferrovia ligava especificamente a região sul, de Corumbá a São Paulo, como pode-se observar no mapa:
Fonte: MATO GROSSO DO SUL E SUA HISTÓRIA: EM PERSPECTIVA O
PERÍODO DIVISIONISTA (1977-1998). ANDRÉIA DE ARRUDA MACHADO
Faça uma pesquisa com as 5 perguntas acima e coloque as respostas, JUNTAMENTE COM SEU NOME, no campo de comentário.
Aluna:Isabelle Vitória/Itinerário de Humanas.
ResponderExcluirRepostas:
1)Sim.Eles são Portugueses,Espanhóis,Italianos,Japoneses,Africanos,Alemães,dentre outros..
2)Sim,Mato Grosso do Sul é o terceiro estado com o maior registro de solicitações de refúgio no Brasil.De origem Paraguaia,Boliviana,Haitianos e Venezuelanos..
3)Bem, eles trazem a música popular, a literatura,a culinária,as festas tradicionais nacionais,como o Carnaval,e as festas tradicionais locais,como as cavalgadas de pirenópolis. Também os pratos típicos sul-mato-grossenses são o churrasco de influência gaúcha e o sofá do Japão...
4)A partir de 1890, o estado de Mato Grosso – notadamente o sul matogrossense – apresentou uma população de estrangeiros crescente, superior a 6% da população total, até 1920, quando o número decaiu para entre 5 e 3% da população em 1970..De qualquer maneira, no período entre 1872 e 1970, o Mato Grosso e o sul matogrossense tiveram continuadamente uma população estrangeira acima da média nacional.
Migração paranaense.
A segunda parcela desses migrantes estabeleceu-se em Mato Grosso do Sul nas décadas de 1970 e 1980, à procura de terras onde pudessem se dedicar à produção mecanizada de cereais, sobretudo a soja, na mesma região que a anterior.
A melhor professora de história!!!!!
ResponderExcluirEm dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos.
ResponderExcluir1. Sim. Os principais grupos de imigrantes no Brasil são os portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses.
ResponderExcluir2. Sim, libaneses, paraguaios, bolivianos, portugueses e venezuelanos.
3. Trabalho, muita das vezes trabalho rural.
4. 1980, devido a facilidade em suas fronteiras ajudou que muitos imigrantes viessem para nosso estado.
beatriz martins:)
Isadora e Layene
ResponderExcluir1 -Dados oficiais mostram que o Brasil atualmente recebe pessoas nesse tipo de situação do mundo todo: venezuelanos, congoleses, sírios, haitianos, agora ucranianos e muito mais.
2- Imigrantes Japoneses, Libaneses, Paraguaios, Bolivianos, Portugueses foram fundamentais a formação do Estado e ainda hoje muitos imigrantes vem para MS
3 -Especial áreas de atuação : frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4- No século XX, uma grande onda migratória se deu entre 1929 e 1961, tendo sido portugueses, por exemplo, os construtores da primeira estrutura de concreto armado do então Mato Grosso, a "Ponte Velha", de Coxim.
Alunos: Gabriel Melgarejo e Vitória Liz
ResponderExcluirRespostas
1- Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020.
2-Imigrantes Japoneses, Libaneses, Paraguaios, Bolivianos, Portugueses foram fundamentais a formação do Estado. Característica consistente das migrações no mundo contemporâneo, a fluidez, a “rotatividade” (BAENINGER,2012) ou a “circularidade”.
3-A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.
4-O fluxo migratório no Brasil está mudando. Enquanto durante décadas o Sudeste foi o principal destino dos imigrantes, atualmente é o Centro-Oeste a região que mais os recebe.As principais levas de imigração para o Brasil ocorreram entre meados do século 19 e a primeira metade do século 20. “Portugueses, italianos, espanhóis, japoneses e alemães constituíram os principais fluxos em termos quantitativos”, diz a socióloga Ethel Kosminsky, da Unesp de Marília (SP).
2 Dentre as nacionalidades de migrantes internacionais e refugiadas presentes no Estado do Mato Grosso do Sul destacam-se os latino-americanos que são os paraguaios, bolivianos (países vizinhos do Mato Grosso do Sul), além dos haitianos e argentinos.
ResponderExcluir1º sim, Os principais grupos de imigrantes no Brasil são portugueses, italianos, espanhóis, alemães e japoneses
ResponderExcluir2º imigrantes Japoneses, Libaneses, Paraguaios, Bolivianos, Portugueses foram fundamentais a formação do Estado.
3º frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação
4º entre 1929 e 1961, tendo sido portugueses, serviu de refúgio para vários negros fugidos durante o período da escravidão
1 Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020.
ResponderExcluir2 Dentre as nacionalidades de migrantes internacionais e refugiadas presentes no Estado do Mato Grosso do Sul destacam-se os latino-americanos que são os paraguaios, bolivianos (países vizinhos do Mato Grosso do Sul), além dos haitianos e argentinos
3 Especial áreas de atuação : frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4o século XX, uma grande onda migratória se deu entre 1929 e 1961, tendo sido portugueses, por exemplo, os construtores da primeira estrutura de concreto armado do então Mato Grosso, a "Ponte Velha", de Coxim
3Especial áreas de atuação : frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
ResponderExcluirsamuel e felipe sorrilha
ResponderExcluirGustavo Rodrigues Leuck
ResponderExcluir1)sim o brasil recebe, As principais levas de imigrantes recebidas hoje são de haitianos, bolivianos e refugiados de guerra, como os sírios, senegaleses e nigerianos.
2)sim o Mato Grosso do Sul ainda recebe imigrantes, No caso do Mato Grosso do Sul, os migrantes são na maioria sírios (refugiados) e haitianos (migrantes).
3)pesquisa, ensino ou extensão acadêmica, férias-trabalho, atividade religiosa, serviço voluntário, atividades com relevância econômica, social, científica, tecnológica ou cultural, ou atividades artísticas ou desportivas com contrato por prazo determinado
4)A população de Mato Grosso do Sul apresentou um grande crescimento a partir da segunda metade do século XIX, e esse crescimento se intensificou com os fluxos migratórios com destino ao estado durante o século XX.
Ester e Sofia
ResponderExcluir1-Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos
2-sim,O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
3- frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4-A partir de 1890,As maiores ondas imigratórias para o Brasil foram patrocinadas pelo governo a partir da segunda metade do século XIX. O objetivo era trazer trabalhadores aptos a substituir os escravos na agricultura e a executar tarefas necessárias à industrialização e ao desenvolvimento econômico.
Ester e Sofia
ResponderExcluir1-Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos
2-sim,O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
3- frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4-A partir de 1890,As maiores ondas imigratórias para o Brasil foram patrocinadas pelo governo a partir da segunda metade do século XIX. O objetivo era trazer trabalhadores aptos a substituir os escravos na agricultura e a executar tarefas necessárias à industrialização e ao desenvolvimento econômico.
Caio Lucas e Thais
ResponderExcluir1 - Sim, Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos.
2 - Venezuelanos, Paraguaios, Colombianos, Bolivianos...
3 - Trabalho rural.
4 - A partir de 1890, o estado de Mato Grosso – notadamente o sul matogrossense – apresentou uma população de estrangeiros crescente, superior a 6% da população total, até 1920, quando o número decaiu para entre 5 e 3% da população em 1970
01=Os dados foram divulgados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública nesta terça-feira (7). Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia...
ResponderExcluir02=O Centro-Oeste brasileiro recebe migrantes de todas as partes do Brasil, com destaque para os mineiros, maranhenses, baianos e paulistas no estado de Goiás, nordestinos, mineiros e paulistas no Distrito Federal, sulistas em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
03=A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.
05Que região brasileira recebeu mais imigrantes nessa época o que os atrai?
A região Sudeste do Brasil, até o final do século XX, recebeu a maior quantidade de fluxos migratórios do país, principalmente o estado de São Paulo, pelo fato de fornecer maiores oportunidades de emprego em razão do processo de industrialização desenvolvido
[paulo i xavier almeida] n:54
1- Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Nesse ano, o Brasil recebeu solicitações de pessoas provenientes de 117 países, sendo a maioria de venezuelanos (78,5%), angolanos (6,7%) e haitianos (2,7%).
ResponderExcluir2- Sim, Imigrantes Japoneses, Libaneses, Paraguaios, Bolivianos, Portugueses foram fundamentais a formação do Estado.
3-São elas: pesquisa, ensino ou extensão acadêmica, férias-trabalho, atividade religiosa, serviço voluntário, atividades com relevância econômica, social, científica, tecnológica ou cultural, ou atividades artísticas ou desportivas com contrato por prazo determinado.
4- 2014 e 2015 são os anos que receberam mais imigrantes.
Nomes: Kamily Garcia e Michael Luiz
Maria Eduarda e Julia Vitoria
ResponderExcluir1- Sim, atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos.
2- Sim, mas no caso do Mato Grosso do Sul, os migrantes são na maioria sírios (refugiados) e haitianos (migrantes).
3- Os migrantes realizam essas atividades: frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4- No século XX, uma grande onda migratória se deu entre 1929 e 1961, tendo sido portugueses, por exemplo, os construtores da primeira estrutura de concreto armado do então Mato Grosso, a "Ponte Velha", de Coxim. Porque a colônia portuguesa em Mato Grosso do Sul possuía aproximadamente dois mil e quinhentos integrantes.
1.sim.os maiores fluxos foram da venezuela,haiti,bolivia,colombia e estados unidos
ResponderExcluir2.No caso do Mato Grosso do Sul, os migrantes são na maioria sírios (refugiados) e haitianos (migrantes).
3.Especial áreas de atuação : frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4.1980,devido a facilidade em suas fronteiras ajudou q muitos imigrantes viessem pra nosso estado.
-maria ellis
Byanca Karollyne Dos Santos Lopes {itinerario huma}
ResponderExcluir1- Atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020. Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos
2- 4 Refugiados em Mato Grosso do Sul
É por suas fronteiras secas, compartilhadas com a Bolívia e o Paraguai, que milhares de imigrantes (bolivianos, paraguaios, haitianos e bengalis) e potenciais refugiados e solicitantes de refúgio, adentram no país.
3-Quais são os trabalhos dos imigrantes?
São elas: pesquisa, ensino ou extensão acadêmica, férias-trabalho, atividade religiosa, serviço voluntário, atividades com relevância econômica, social, científica, tecnológica ou cultural, ou atividades artísticas ou desportivas com contrato por prazo determinado
4-Os fluxos imigratórios que envolveram o Brasil na Primeira República foram os mais expressivos do período que se estende do século XIX ao XX: entre 1889 e 1930 ingressaram no país mais de 3,5 milhões de estrangeiros, o que corresponde a 65% do total de imigrados entre 1822 e 1960
Júlia Beatriz
ResponderExcluir1- Sim atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos.
2-Sim no caso do Mato Grosso do Sul, os migrantes são na maioria sírios (refugiados) e haitianos (migrantes).
3-frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4-No século XX, uma grande onda migratória se deu entre 1929 e 1961, tendo sido portugueses, por exemplo, os construtores da primeira estrutura de concreto armado do então Mato Grosso, a "Ponte Velha", de Coxim. Porque colônia portuguesa em Mato Grosso do Sul possuía aproximadamente dois mil e quinhentos integrantes.
Júlia Beatriz
ResponderExcluir1- Sim atualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos.
2-Sim no caso do Mato Grosso do Sul, os migrantes são na maioria sírios (refugiados) e haitianos (migrantes).
3-frigoríficos, construção civil, hotelaria, educação (aulas de idiomas).
4-No século XX, uma grande onda migratória se deu entre 1929 e 1961, tendo sido portugueses, por exemplo, os construtores da primeira estrutura de concreto armado do então Mato Grosso, a "Ponte Velha", de Coxim. Porque colônia portuguesa em Mato Grosso do Sul possuía aproximadamente dois mil e quinhentos integrantes.
1) pesquise se, ainda hoje, o brasil recebe imigrante. Se recebe, sao de quais nacionalidades?
ResponderExcluirAtualmente 1,3 milhão de imigrantes residem no Brasil. Em dez anos, de 2011 a 2020, os maiores fluxos foram da Venezuela, Haiti, Bolívia, Colômbia e Estados Unidos. O número de novos refugiados reconhecidos anualmente no país saiu de 86, em 2011, para 26,5 mil em 2020.
2)E o estado Mato Grosso do sul continua recebendo imigrantes? de qual origem?
Mais de 1,4 mil imigrantes foram atendidos pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast) em Mato Grosso do Sul desde 2021. De acordo com a secretaria, 438 imigrantes buscaram atendimento legal neste ano. Em 2021, a Sedhast apoiou outros 963 imigrantes.
No caso do Mato Grosso do Sul, os migrantes são na maioria sírios (refugiados) e haitianos (migrantes).
3)Se a resposta anterior for positiva, descreva quais atividades os imigrantes realizam no MS
A criação das colônias estimulou o trabalho rural. Deve-se aos imigrantes a implantação de novas e melhores técnicas agrícolas, como a rotação de culturas, assim como o hábito de consumir mais legumes e verduras. A influência cultural do imigrante também é notável.
4) Continue a pesquisa e descubra em qual periodo/ano o Mato Grosso do Sul recebeu o maior numero de imigrantes e porque?
A partir de 1890, o estado de Mato Grosso – notadamente o sul matogrossense – apresentou uma população de estrangeiros crescente, superior a 6% da população total, até 1920, quando o número decaiu para entre 5 e 3% da população em 1970.
Heribert Gonzalez
Ester 1g
ResponderExcluirhttps://padlet.com/bialtaester/t1jspzpdtpne8ye1